Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Tityridae
 Gray, 1840
Subfamília: Schiffornithinae
 Sibley & Ahlquist, 1985
Espécie: S. amazonum

Nome Científico

Schiffornis amazonum
(Sclater, 1860)

Nome em Inglês

Amazonian Schiffornis


Fotos Sons

Flautim-da-amazônia

O flautim-da-amazônia é uma ave da ordem Passeriformes, da família Tityridae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: de Schiffornis = homenagem ao cirurgião, anatomista e fisiologista alemão, Prof. Dr. J. Moritz Schiff-(1823-1896); e do (grego) ornis = pássaro; e de amazonum = referente ou originário da região amazônica na América do Sul. ⇒ Pássaro amazônico de Schiff.

Características

Mede entre 15,5 e 16,5 centímetros de comprimento e pesa entre 31 e 34 gramas. Apresenta como coloração geral verde-oliva acastanhada, sendo que a porção inferior é ligeiramente mais pálida que a porção dorsal. O dorso e as coberteiras das asas apresentam distintas manchas acastanhadas. Os grandes olhos são escuros e castanhos proporcionando um olhar peculiar. O bico, tarsos e pés são escuros, de coloração cinza azulada.

Alimentação

Sua dieta é composta por frutas, sementes e também por artrópodes que captura na maioria das vezes em voos curtos forrageando solitariamente até uma altitude de 2 metros do solo.

Reprodução

O ninho consiste em uma taça volumosa geralmente construída com folhas secas, esqueletos de folhas e forrado com micélios de fungos. É construído normalmente em uma palmeira com espinhos ou em epífitas a mais ou menos um metro acima do solo. A fêmea constrói o ninho sem a ajuda do macho, geralmente no oco do tronco quebrado onde em cada postura ela coloca dois ovos amarelados com manchas escuras, pretas, marrons ou ainda lilás, normalmente formando um anel na base rombuda do ovo. Estes são incubados durante três semanas. (Elizondo, 2000).

Hábitos

Ocupa o sub-bosque das florestas de terra firme e savanas, principalmente áreas com solos arenosos, como campinas e campinaranas.

Distribuição Geográfica

Ocupa a parte ocidental da Amazônia, ao sul e oeste do rio Negro, e a oeste do rio Madeira (AM, O de RO, AC) e nos países vizinhos da Colômbia, Peru e Equador.

Referências

Referências externas

Galeria de Fotos